<$BlogRSDUrl$>
segunda-feira, julho 07, 2003

ORIENTE (ou SERVIÇO PÚBLICO II): 

Quando, há dias, referi o excelente programa de entrevistas de Ana Sousa Dias, como exemplo de serviço público de televisão, obviamente tal não é exclusivo da RTP2.
Merece portanto ser também destacado o papel que, em termos gerais, a SIC Notícias vem desempenhando desde a sua criação (uma "lufada de ar fresco" na televisão portuguesa).
Em concreto, no caso, pretendo realçar o programa "ORIENTE", com Bárbara Guimarães, sempre com uma criteriosa selecção de (interessantes) convidados (que, por sua vez, "convidam" os seus amigos para falar também sobre si, permitindo um conhecimento do "outro lado" das suas personalidades – a parte que não é do domínio público). Vale a pena!
Noutra área, nas ondas hertzianas da rádio, também uma especial referência para o "Pessoal ... e Transmissível": entrevistas de grande qualidade, por Carlos Vaz Marques, na TSF, depois das 19h ... também já em livro, relativamente ao ano de 2002. Vejam também o Outro, eu ...
[23]

DAVID FONSECA na NET: 

Já tinha deixado antes uma (muito breve) referência ao último disco do David Fonseca.
Agora, o objectivo é apenas o de chamar a atenção para a sua belíssima página na net (ainda em fase de "construção"). Se acham que estou a ser exagerado, confirmem por vocês próprios (não se vão arrepender); vejam agora a página do David Fonseca ! Ah, já agora, aproveitem para o ouvir também … (mas voltem !).
[22]


domingo, julho 06, 2003

PEDRO BURMESTER vs. CASA DA MÚSICA: 

Tudo está bem quando acaba bem?
Depois das polémicas, terá conseguido salvar-se o essencial: Pedro Burmester foi convidado pela nova Administração para consultor de programação da "Casa da Música". Como dizia Mega Ferreira, "Pedro Burmester não é o problema: ele faz parte da solução para a Casa da Música. Por uma singular coincidência de competências, o artista é também um notável programador …".
[21]

BALANÇO: 

Uma semana (e cerca de 200 visitas a esta página) depois (bem sei que são números modestos, comparativamente aos dos "profissionais" – de qualquer forma, agradeço a paciência que têm tido os que me lêem), será altura para um primeiro breve balanço desta aventura "bloguista".
Tenho procurado respeitar o objectivo que a mim próprio pré-defini no primeiro dia: acima de tudo e, essencialmente, divulgar as "coisas boas", abordar os assuntos pela positiva, sem esquecer, quando tal me pareça relevante, comentar os temas em destaque em cada dia.
Continuo a reforçar a ideia de que este é um "admirável mundo novo", que nos permite comunicar com o mundo (passe o pleonasmo); é claramente um sinal dos tempos: a comunicação do século XXI – "instantânea", concerteza efémera, mas, simultaneamente, perene (aqui poderíamos ter uma dialéctica interessante …), no sentido em que perdura em arquivo (será porventura interessante reler, daqui a alguns tempos, os blogues agora escritos …).
A propósito dos "mixed feelings" proporcionados por esta apaixonante "ferramenta", remeto para um excelente texto (de 29 de Junho) de Pacheco Pereira no Abrupto: "BLOGUES COMO ANOTAÇÕES DO MYLIFEBITS"; depois, nos dias imediatamente seguintes, o tema tem voltado a ser debatido, nomeadamente na vertente da ligação directa e, sobretudo, imediata, entre "autor" e "leitor".
Obviamente, embora me reveja em bastantes aspectos nele referidos, não compartilho da sensação de "malaise" descrita no também brilhante texto do Guerra e Pas:

"Este blog começou há um mês e duvido que dure outro. O socioblogue um dos melhores, mais esclarecidos, lúcidos e gentis media que já vi em Portugal, tem aqui muito pano para fazer as mangas que quiser. Mais do que tudo, não será um blog, caro sócio, uma manifestação essencialmente efémera? Uma paixão de Verão? Um brinquedo que se recebeu no Natal? Começamos entusiasmados, conseguimos atrair atenções o que nos reforça a estamina, amadurecemos e não começamos imediatamente a murchar? Estando ganho o microdesafio, que mais resta?
Há quanto tempo o Gato Fedorento não tem um post interessante? Há quanto tempo não surge um blog daqueles que é falado por todos? Digam-me um blog que não prometa muito e depois não conseguia deliver.
Bem sei que falo de dias, mas a imediatez dos Posts faz dos dias séculos. Julgo que aquilo a que chamarei a malaise dos blogs tem muito a ver connosco. Comigo tem certamente. Somos talentosos e imaginativos, surpreendentemente cultos e argutos, observadores e críticos, mas falta-nos uma certa maturidade e muita persistência.
O meu episódio favorito do Seinfeld é aquele que o George descobre que tem tudo a ganhar em abandonar o sítio onde está, depois de uma tirada de génio, mesmo que tenha chegado há meia-hora. A sua ideia, e os factos dão-lhe razão, é que a última impressão é a mais forte, e então ele faz com que a impressão mais forte seja a última.
Os blogs são voluntários, podem acabar quando queremos. Devemos resistir?"


É verdade que "isto” é tão viciante como um "brinquedo novo" nos primeiros dias de uso. Porém, na minha opinião, valerá sempre a pena prosseguir; não obstante a sensação de alguma angústia de poder não ter a capacidade de encontrar, no dia-a-dia, aspectos positivos relevantes para debater (já que o que "é notícia" é, cada vez mais, o negativo; é "o homem que mordeu o cão" e, obviamente, não o contrário …).

Também inserido na tal perspectiva de divulgação, esta página passou a dispor – desde ontem – dos primeiros links para blogues que considero mais interessantes; a minha sugestão é a de que "ganhem" 15 minutos por dia (pelo menos) de leituras que não deixarão de ser enriquecedoras.

P. S. Entretanto, parece que o "Guerra e Pas" terá reconsiderado já (após um construtivo "diálogo bloguista" com Pacheco Pereira) e promete continuar. Acho que só teremos a ganhar todos!
[20]

sábado, julho 05, 2003

"FATIAS DE CÁ": 

Ainda a propósito de Tomar, mais um espectáculo a não perder: o "Fatias de Cá", companhia de teatro, cujo nome se inspira no doce conventual local “Fatias de Tomar”, criada em 1979, a qual vem contribuindo para tornar Tomar numa cidade de referência a nível cultural.
Nestes mais de 20 anos de vida, o Fatias de Cá estreou cerca de 30 espectáculos, desde Karl Valentim a Choderlos de LacIos, passando por Dario Fo, Frati, Gil Vicente, Yourcenar, Shakespeare, Lorca, Mozart, Plauto e Ayckboum e participou em Festivais de Teatro por todo o mundo.
Actualmente composto por cerca de 80 membros, tem-se expandido numa perspectiva regional, desenvolvendo trabalho teatral em duas vertentes: amadora (você próprio pode inscrever-se para participar numa peça de teatro do “Fatias de Cá” como actor!) e profissional.
O “Fatias de Cá” caracteriza-se também pela utilização de uma forma interactiva do património construído (por exemplo, com diferentes cenas, a decorrer em simultâneo, em diversas salas do Convento de Cristo, cabendo ao espectador seleccionar aquelas que pretende acompanhar …) e paisagístico (nomeadamente na Mata dos Sete Montes, em Tomar, em que o público vai acompanhando os actores, em sucessivas cenas, ao longo da mata …) – qualquer descrição que possa ser feita, ficará sempre aquém da participação que o leitor poderá “vivenciar”!
Para conhecer os calendários de actuações e peças em representação, poderão dirigir-se ao Posto de Turismo em Tomar (ou consultar a net …).
[19]


Adeus, Augusto Abelaira. Até sempre ! 

[18]

LE TOUR - LA GRANDE BOUCLE: 

Começa hoje a edição centenária do "Tour de France"!
A Volta a França em bicicleta é, nada menos que - logo após os Jogos Olímpicos e o Campeonato do Mundo de Futebol - a terceira maior competição desportiva a nível planetário.
Ao longo de 100 anos, o "Tour" proporcionou "as mais dolorosas misérias e as mais expressivas alegrias, rodou por vales imensos de alegria e pelas montanhas mais íngremes do sofrimento; foi morte e foi vida; paixão e ódio ...".
Construiu alguns dos ícones da história deste último século: Fausto Coppi, Jacques Anquetil, Eddie Merckx (o campioníssimo ...), Bernard Hinault, Greg Lemond, Miguel Indurain (recordista máximo com 5 vitórias consecutivas, entre 1991 e 1995) e o actual herói, o norte-americano Lance Armstrong (que vence, ininterruptamente, já desde 1999) - sem esquecer o "nosso" grande Joaquim Agostinho (duas vezes terceiro classificado, em 1978 e 1979).
O "Tour" deste ano será decidido nas etapas dos dias 13, 14, 19, 20 e 21 de Julho (as épicas etapas de montanha, com chegada, respectivamente, ao mítico Alpe d'Huez, Gap, Plateau de Bonascre, Loudenvielle e Luz-Ardiden) e, finalmente, no dia 26 de Julho (com o contra-relógio de Nantes), antes da consagração a 27 de Julho nos Champs Élysées, em Paris.
A não perder !
[17]
sexta-feira, julho 04, 2003

P. S. - EQUADOR: 

Estou muito satisfeito com o meu "blogue"!... Então, não é que há uma entrada (visita ao "blogue") resultado de uma pesquisa por "Miguel" + "Sousa" + "Tavares" + "Equador" ??? (Espero que o meu texto tenha sido convincente, caso o "pesquisador" tivesse dúvidas sobre comprar ou não o livro ...).
[16]

TOMAR, 5 e 6/7 – FESTA DO ESPÍRITO SANTO: 

Obviamente, numa página cujo tema é a divulgação do que "de bom vai acontecendo", não poderia deixar esquecida esta grandiosa manifestação popular de carácter religioso/etno-cultural.
Conhecida como a "Festa dos Tabuleiros", tem como origens o culto do Espírito Santo, devoção criada pela Rainha Santa Isabel.
A Festa dos Tabuleiros traduz-se principalmente num cortejo de oferendas, em concreto, e no essencial, de pão … Os tabuleiros que as mulheres transportam à cabeça eram, originariamente, oferendas ao Espírito Santo. Em média, pesam 22 Kg e são sempre da altura das mulheres que os transportam.
A Festa realiza-se geralmente de 4 em 4 anos, tendo o seu início no Domingo de Páscoa, com a saída das coroas durante todos os domingos até Julho, culminando com o "Grande Cortejo" no próximo domingo, 6 de Julho, em Tomar (pelas 16h). A não perder !
Tomar nasceu com a ocupação romana, tendo como antecessora o povoado de Sellium. Com as invasões bárbaras e a expulsão romana da Península, a comunidade local cristianizou-se. Na sequência da reconquista cristã, foi encarregue a Gualdim Pais, mestre da Ordem do Templo, a tarefa de erguer um castelo, a partir do qual a cidade deveria desenvolver-se.
Após a expulsão dos Templários pelo Rei de França (Filipe o Belo), os cavaleiros instalaram-se em Tomar, com a concordância de D. Dinis, que, após a extinção desta Ordem pelo Papa Clemente V, conseguiu a sua "(re)conversão" em Ordem de Cristo, que viria a constituir-se numa das bases do desenvolvimento da filosofia em que assenta o mundo em que vivemos hoje.
Sob a orientação do Infante D. Henrique, a Ordem de Cristo iria transformar a vila num centro de decisões de âmbito universal (estando na origem dos Descobrimentos), "dando novos mundos ao mundo" e, posteriormente, já com D. Manuel, adquirir um dos mais belos símbolos arquitectónicos do universo (Convento de Cristo).
Após a Restauração e o Liberalismo, já com a vila transformada em cidade, a Ordem de Cristo foi extinta, tendo, não obstante, sido mantido enraizado o culto do Espírito Santo que este fim-de-semana se celebra mais uma vez.
Imperioso visitar em Tomar: o Convento de Cristo (com a sua janela Manuelina) – património mundial; o Castelo dos Templários (com a "Charola", templo dentro do castelo, com a sua forma octogonal); a Igreja de Santa Maria do Olival (ou da Nossa Senhora das Oliveiras); a Igreja de S. João Baptista, a Sinagoga, mas também o Parque do Mouchão, ...
[15]

IN GOD WE TRUST: 

Neste "4th of July", estaremos porventura distantes dos ideais puros e algo românticos do Liberty Bell da Philadelphia de 1776 (It was "Once upon a time in America" ...); mas o mundo é também, hoje, radicalmente diferente: maior competitividade (cada vez levada mais ao extremo), maior agressividade; uma espécie de luta pela sobrevivência da espécie, em que só os mais fortes "vingam".
Poderia escrever sobre mil aspectos positivos dos "gloriosos" EUA neste seu aniversário, mas vou-me ficar por uma história, eventualmente das mais singelas, mas que continua a ser, passados cerca de 100 anos, um hino à amizade: "As fabulosas aventuras de Tom Sawyer e Huckleberry Finn" (de Mark Twain).
A reler, sempre !
[14]
quinta-feira, julho 03, 2003

SERVIÇO PÚBLICO: 

Já andava a pensar nisto há alguns dias … mas estava à espera de encontrar na programação o dito programa (e não o vejo … será que "desapareceu" ?).
Quando tanto se fala de serviço público de televisão, discutindo-se qual o modelo a adoptar (parece não haver muitas certezas sobre o assunto …), queria chamar a atenção para um magnífico programa, que vinha passando (?) na RTP2 (o tal canal com futuro indefinido): entrevistas de Ana Sousa Dias; sóbrias, intimistas, sem pretender tirar o protagonismo a quem o tem (que são os entrevistados), revelando um conhecimento profundo de cada um dos convidados, enfim, excelentes momentos de televisão.
A propósito de televisão, uma outra nota: em sucessivas sessões de zapping, para além dos clássicos Odisseia, National Geographic, História e People & Arts, acabo por me deter sempre no M6 (é verdade, é francês …) – mas experimentem ver o "Capital" ou o "Zone Interdite" (mais ou menos à hora a que os telejornais nacionais entram no seu 2º terço, ou seja, por volta das 20h30).
[13]

Foi bonita a festa, pá !!! 

[12]

À MES LECTEURS FRANÇAIS: 

Pour ceux qui essaient de suivre cette colonne, au moins en lisant les titres et les noms, peut-être sans réussir à comprendre un certain (éventuellement grand) nombre de mots et d’expressions, je vous fais parvenir une brève synthèse des textes écrits depuis le 28 juin 2003.

D’abord, il faut savoir que le thème générique c’est la divulgation des événements positifs et des personnes qui, par sa carrière, ou par ses actes, méritent une référence particulière, soit au Portugal, soit au monde.

1. Alors, la première référence pour un livre fantastique de MIGUEL SOUSA TAVARES, dont le titre est "EQUADOR"; l’histoire se déroule au S. Tomé et Prince(ancienne colonie portugaise – constitué par deux îles, à l’ouest d’Afrique, à l’Equateur), au début du siècle XX. C’est une histoire magnifique, de la première à la dernière page (avec une conclusion surprenante) – en grosses lignes, c’est l’histoire d’un triangle amoureux entre le gouverneur de la colonie et la femme du consul anglais qui s’occupe précisément de "fiscaliser" l’activité du gouverneur, notamment au niveau de la confirmation de la fin de l’utilisation de main-d’œuvre esclave aux plantations de cacao …
2. Par la suite, nous avons le portugais CARLOS QUEIRÓS, entraîneur de football, deux fois champion du monde avec le Portugal (joueurs de moins de 20 ans), nouveau responsable maxime pour la meilleure équipe du monde, le tout-puissant REAL MADRID.
3. Au fur et à mesure que les travaux de construction des nouveaux stades de football pour le championnat d’Europe (EURO 2004) avancent, les vieux stades sont démolis. Avec ce prétexte ("l’adieu" au vieux stade du Sporting), a été organisée une grande fête musicale, avec les plus importantes figures actuelles de la musique portugaise. Mais, le but final c’est de parler d’un CD très bon de SÉRGIO GODINHO, en "partenariat" avec plusieurs de ces grandes figures de la musique portugaise d’aujourd’hui (y compris quelques brésiliens, dont le plus fameux est CAETANO VELOSO).
4. En 1974, le CHYPRE a été divisé en deux parties, l’une affecte à une tendance grecque et, l’autre, affecte à une tendance turque. Après 30 ans de séparation absolue, il a été possible – finalement – aux cypriotes du nord de passer les frontières vers le sud et vice-versa. C’est un tout petit pas, mais un espoir dans un avenir d’harmonie entre tous les cypriotes.
5. Dans le même sujet, l’espoir que l’ANGOLA puisse, par fin, vivre en paix (après plus de 40 ans de guerre !!!).
6. Et, encore, serait il possible qu’il y ait – un jour – la paix entre ISRAEL et la PALESTINE ? Pour toujours ?
7. Hier, il a eu lieu un match / fête, entre une équipe des "amis de FIGO" (RONALDO, ZIDANE, RAUL, RUI COSTA, ...) et une équipe représentant l’UNICEF (y compris MICHAEL SCHUMACHER), dont le but c’était la solidarité avec les enfants ; ce sont toujours des gestes d’une grande noblesse. Le résultat (c'était le moins important) a été 5-5, notamment avec 3 buts de Pauleta, 1 but de Ronaldo et de Raul, entre autres - deux des trois buts de Pauleta, suite à des parfaites combinaisons avec Michael Schumacher !
8. Par fin, la musique traditionnelle portugaise : le FADO. Les héritières d’AMÁLIA RODRIGUES : aujourd’hui, est déjà connue au monde la jeune MARIZA (prime internationale de MTV), mais il y a d’autres jeunes "fadistas" à divulguer, notamment ANA MOURA, CRISTINA BRANCO, FILIPA PAIS, MAFALDA ARNAUTH, MARIA ANA BOBONE et MISIA (déjà connue en France). Ma préférence pour la sublime MARIA ANA BOBONE !

En m’excusant des fautes, incorrections ou erreurs de français, je vous invite à suivre la lecture, en profitant de l’apprentissage du portugais …
[11]

quarta-feira, julho 02, 2003

MARIZA E "AS OUTRAS": 

Não seremos já o país dos 3 "F's" de outrora (FADO, FÁTIMA E FUTEBOL), mas acho que não devemos envergonhar-nos do que de bom temos, seja no Fado, seja no Futebol, seja Fátima (uma das devoções de S. S. o Papa João Paulo II).
Inevitavelmente, o género de música associado a Portugal continua (rá) a ser o Fado (Amália Rodrigues é a portuguesa de maior notoriedade mundial), tal como o Flamenco é associado à Espanha ou os gaiteiros (de foles) são associados à Escócia; faz parte da nossa identidade cultural.
Recentemente, surgiu com grande "fulgor" a nova "diva" Mariza (justamente premiada a nível internacional); mas, na "nova geração do fado", há um vasto leque de figuras de grande qualidade, de que só temos que nos orgulhar (já antes tinha referido o caso do Camané); restringindo-nos então às vozes femininas, vejam só esta lista "complementar" à Mariza: Ana Moura, Cristina Branco, Filipa Pais, Mafalda Arnauth, Maria Ana Bobone e Mísia (um septeto "de luxo").
Puxando a "brasa à minha sardinha" (que não deixa de ser um bom complemento do Fado, convenhamos), permito-me fazer um destaque muito especial à Maria Ana Bobone; já que não posso colocar um mega-cartaz na rua, aproveito esta oportunidade para deixar um apelo para que "ouçam" esta artista sublime; são estas "pequenas-grandes" coisas (maravilhas) que dão sentido à vida!
[10]

LUIS FIGO vs. UNICEF: 

Estas coisas valem o que valem: começam por valer pela intenção (o que já é muito, uma vez que se trata de um acto tão nobre como a solidariedade) - independentemente do volume de fundos angariados (e sem sequer discutir a velha problemática da utilização / canalização desses fundos para as pessoas efectivamente necessitadas).
Neste caso, a solidariedade será perante uma causa ainda mais nobre, uma vez que envolve também a UNICEF: logo à noite, no Estádio do Bessa (20.30 h), vai reunir-se num jogo-festa de futebol a maior constelação de estrelas do "pontapé-na-bola" (e não só) alguma vez presente em Portugal !
Só "para abrir o apetite", teremos: os 5 melhores jogadores do mundo (todos do Real Madrid, sendo a ordem arbitrária), ou seja, Figo, Ronaldo, Zidane, Raul e Roberto Carlos, assim como Rui Costa, Fernando Couto, Ruud Van Nistelroy, Gianlucca Bufon, etc., etc. Estará também presente um fora-de-série de "outras artes" (goste-se ou não do estilo, a eficácia é indiscutível), o campioníssimo Michael Schumacher (que também joga futebol numa equipa da 3ª divisão !...).
Ou seja, como soe dizer-se, "estão reunidos os condimentos" para uma grande festa; vamos lá dar uma ajuda, comparecendo no Bessa (quem puder) ... todos serão sempre poucos para a causa em questão !
[9]
terça-feira, julho 01, 2003

DE UMA VEZ POR TODAS ?: 

Diz Ariel Sharon (na sequência de uma reunião com o seu homólogo palestino): "Possibilidade de paz é agora maior" (ou seja, "a viabilidade de um acordo com os palestinos é actualmente muito maior do que no passado ...").
E isso quer dizer ... ?
Podemos interpretar como sendo uma mensagem de esperança ?
Vai mesmo haver paz um dia ?
De uma vez por todas ?
[8]

6 MILHÕES: 

Se ainda não tinha ficado claro, aqui declaro pertencer ao grande núcleo de 6 milhões de adeptos (actualmente "sofredores").
Pelo menos hoje, os 6 milhões estarão um pouco mais satisfeitos: na sequência de (mais uma) conturbada "Assembleia Geral" (estas reuniões magnas têm sempre alguma irracionalidade - "faz parte" do estatuto do adepto; aqui, é o coração que fala mais alto, independentemente da razão), parece que se terá conseguido salvar as denominadas "modalidades amadoras".
O BENFICA é demasiado grande para se "limitar" ao futebol. Este nome (a marca portuguesa com maior notoriedade em todo o mundo) merece estar ligado ao maior número de modalidades que for possível; não obstante a crise, não podem prevalecer os critérios exclusivamente economicistas.
Em particular - e não vivendo só das lembranças do passado - não devemos porém esquecer que foi o Hóquei em Patins que fez os portugueses sentirem-se orgulhosos da sua condição (com mais de 20 títulos mundiais, desde 1947 até ao final dos anos 90).
Então, o resultado da Assembleia Geral foi uma pequena / grande vitória para nós (os 6 milhões ...).
[7]

Últimas actualizações

Weblog Commenting by HaloScan.com

This page is powered by Systran.

This page is powered by 

Blogger. Isn't yours?

Topo da página